Trançar tapetes, criar novas tramas para a própria vida. O Projeto Fred nasce em 1998 com a missão de transformar vidas através da arte da tapeçaria. Idealizada por Andréa Ambrósio, a entidade não governamental desde então, cria, por meio de cursos de tapeçaria, dança de rua, danças rítmicas, inclusão digital, bordado, pintura em tecido e empreendedorismo, novas possibilidades para milhares de assistidos: presidiários, crianças e adolescentes em situação de risco, pessoas com deficiência, idosos, soropositivos e outros públicos em situação de vulnerabilidade econômico-social.
Atuante em mais de 57 municípios mineiros e com trabalhos em 6 estados (CE, MT, SP, BA, ES e MG), o Instituto FRED calcula ter beneficiado ou assistido a mais de 42 mil famílias. Ao unir o talento de seus profissionais ao apoio de grandes parceiros e à dedicação dos beneficiários, o Instituto FRED cria uma nova realidade para quem não tinha mais motivos para sonhar.
Em setembro de 1998, logo após sua fundação, é assinada a primeira parceria do Projeto FRED que possibilitou a execução de oficinas de tapeçaria na Penitenciária Nelson Hungria – Penitenciária de Segurança Máxima de Contagem – dando início à história do Instituto FRED.
Ainda neste ano acontece, no Carrefour Contagem, a primeira exposição de tapetes produzidos nas oficinas do FRED na Penitenciária Nelson Hungia.
O FRED recebe seu primeiro patrocínio do Poupa Ganha.
O FRED organiza o primeiro casamento de um recuperando dentro da Penitenciária Nelson Hungria (Segurança Máxima de Contagem) que contou com a participação de familiares e dos ocupantes do pavilhão.
Andréa Ambrósio, idealizadora do FRED, recebe o primeiro prêmio da instituição como a Mulher do Ano de Contagem.
São iniciadas as oficinas de tapeçaria para a terceira idade, incluindo homens entre os participantes. Patrocinadas pelo Carrefour, elas acontecem nas comunidades carentes vizinhas à Penitenciária de Contagem.
A oficina de Street Dance é oferecida pela primeira vez e forma duas turmas que passam a fazer apresentações nas exposições de tapeçaria.
Acontece a 1a Exposição do FRED na Casa de Cultura de Contagem.
Marcelo Machado e Andréa Ambrósio, idealizadores do FRED recebem o Prêmio Empresário do Ano pela inciativa do Projeto.
Os recuperandos da Nelson Hungria fazem um mega tapete para a exposição 100 de Carlos Drumond de Andrade, no Palácio das Artes.
Acontece a 1a Exposição do FRED no Minas Shopping.
A Mannesmann, depois Vallourec e Mannesmann Tubes (V&M do Brasil) patrocinam as primeiras oficinas de tapeçaria e dança no entorno da usina do Barreiro,
A MBR faz seu primeiro patrocínio de oficinas de tapeçaria e street dance em Nova Lima e no bairro Olhos D’água.
A Vale começa a patrocinar as oficinas do FRED de tapeçaria e dança em várias comunidades do entotno de suas operações em diversos municipios de Minas Gerais e Mato Grosso.
O Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo, é patrono da Exposição no Palácio das Artes juntamente com Saulo Laranjeira.
Primeiro patrocínio Instituto Unimed BH, atendimento 30 alunos na sede Projeto Fred em Contagem.
Primeiro Patrocínio Fiat/Aethra, atendimento de 90 crianças e adolescentes em Betim.
Primeiro Patrocínio RHI Magnesita, atendimento 35 alunos em Brumado – Bahia
Atendimento pelo Conselho do Idoso de Contagem – COMIC de 20 idosos no curso de Inclusão digital
Primeiro patrocínio Instituto Usiminas e Mineração Usiminas, atendimento 100 alunos – Contagem, Itatiaiuçu , 75 alunos
Inicio parceria com o CMI/BH – Belo Horizonte – atendimentos 75 idosos
Inicio parceria Instituto Cultural Vale atendimento 120 alunos- Brumadinho, Contagem, Betim.
Inicio parceria Vestas do Brasil – atendimento 40 alunos Itaitinga –Ceara
Inicio Parceria Basf –Atendimento 20 alunos – Jacarei – São Paulo
São realizadas oficinas online devido à Pandemia de COVID-19
O Instituto FRED faz parcerias com o Posto de Saúde para oficinas de Lion Going e com um professor voluntário para oficinas de Taekwondo. Também passa a oferecer oficnias integradas como fotografia, inclusão digital e costura criativa.
Presidente
Idealizadora
Gerente administrativo
Gestora Financeira
Professor de Artes Plásticas
Coordenadora Pedagógica e Social
Direção artística
Auxiliar administrativo – Estagiária de Serviço Social
Logistica
Monitora de Tapeçaria
Auxiliar de Serviços Gerais
Professora de Costura Criativa
Monitora de Tapeçaria, Pintura em Tecido, Bordado
Assistente de Coordenação
Frederico era irmão de Andréa Ambrósio, idealizadora do Projeto e depois, Instituto FRED. Ela viu o familiar ser preso por uso de drogas e passou a visitá-lo religiosamente na cadeia, onde pôde ver de perto o sofrimento e a falta de perspectiva de muitos detentos. Nesses encontros, Andréa percebeu que o que eles realmente precisavam era de alguém que enxergasse, e os fizesse enxergar, seus potenciais. Que lhes oferecesse a oportunidade de ocupar o tempo ocioso com o que pudesse funcionar como terapia ocupacional, estímulo ao trabalho e de mudança da perspectiva de vida.
Quando finalmente saiu da cadeia, Frederico foi assassinado e a tragédia, que poderia ter sido o fim, foi transformada em ponto de partida por Andréa. Investindo suas energias no Instituto FRED, ela conseguiu dar um final feliz a muitas outras histórias.
Frederico Ambrósio