Trançar tapetes, criar novas tramas para a própria vida. O Projeto Fred nasce em 1998 com a missão de transformar vidas através da arte da tapeçaria. Idealizada por Andréa Ambrósio, a entidade não governamental desde então, cria, por meio de cursos de tapeçaria, dança de rua, danças rítmicas, inclusão digital, bordado, pintura em tecido e empreendedorismo, novas possibilidades para milhares de assistidos: presidiários, crianças e adolescentes em situação de risco, pessoas com deficiência, idosos, soropositivos e outros públicos em situação de vulnerabilidade econômico-social.
Atuante em mais de 59 municípios mineiros e com trabalhos em 6 estados (CE, MT, SP, BA, ES e MG), o Instituto FRED calcula ter beneficiado ou assistido a mais de 46 mil famílias. Ao unir o talento de seus profissionais ao apoio de grandes parceiros e à dedicação dos beneficiários, o Instituto FRED cria uma nova realidade para quem não tinha mais motivos para sonhar.
Em setembro de 1998, logo após sua fundação, é assinada a primeira parceria do Projeto FRED que possibilitou a execução de oficinas de tapeçaria na Penitenciária Nelson Hungria – Penitenciária de Segurança Máxima de Contagem – dando início à história do Instituto FRED.
Ainda neste ano acontece, no Carrefour Contagem, a primeira exposição de tapetes produzidos nas oficinas do FRED na Penitenciária Nelson Hungia.
O FRED recebe seu primeiro patrocínio do Poupa Ganha.
O FRED organiza o primeiro casamento de um recuperando dentro da Penitenciária Nelson Hungria (Segurança Máxima de Contagem) que contou com a participação de familiares e dos ocupantes do pavilhão.
Andréa Ambrósio, idealizadora do FRED, recebe o primeiro prêmio da instituição como a Mulher do Ano de Contagem.
São iniciadas as oficinas de tapeçaria para a terceira idade, incluindo homens entre os participantes. Patrocinadas pelo Carrefour, elas acontecem nas comunidades carentes vizinhas à Penitenciária de Contagem.
A oficina de Street Dance é oferecida pela primeira vez e forma duas turmas que passam a fazer apresentações nas exposições de tapeçaria.
Acontece a 1a Exposição do FRED na Casa de Cultura de Contagem.
Marcelo Machado e Andréa Ambrósio, idealizadores do FRED recebem o Prêmio Empresário do Ano pela inciativa do Projeto.
Os recuperandos da Nelson Hungria fazem um mega tapete para a exposição 100 de Carlos Drumond de Andrade, no Palácio das Artes.
Acontece a 1a Exposição do FRED no Minas Shopping.
A Mannesmann, depois Vallourec e Mannesmann Tubes (V&M do Brasil) patrocina as primeiras oficinas de tapeçaria e dança no entorno da usina do Barreiro,
A MBR faz seu primeiro patrocínio de oficinas de tapeçaria e street dance em Nova Lima e no bairro Olhos D’água.
O Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo, é patrono da Exposição no Palácio das Artes juntamente com Saulo Laranjeira.
A Vale começa a patrocinar as oficinas do FRED de tapeçaria e dança em várias comunidades do entorno de suas operações em diversos municípios de Minas Gerais e Mato Grosso.
O Instituto FRED, com patrocínio da Vale, realiza a Exposição “A Casa é sua”, pela primeira vez, no Museu de Artes e Ofícios.
Primeiro patrocínio Instituto Unimed BH, atendimento 30 alunos na sede Projeto Fred em Contagem.
Primeiro Patrocínio Fiat/Aethra, atendimento de 90 crianças e adolescentes em Betim.
Primeiro patrocínio Petrobrás para execução do Projeto Mãos à Arte, atendimento nos municípios de Betim, Ibirité e Contagem.
Primeiro Patrocínio RHI Magnesita, atendimento 35 alunos em Brumado – Bahia
Atendimento pelo Conselho do Idoso de Contagem – COMIC de 20 idosos no curso de Inclusão digital
Primeiro patrocínio Instituto Usiminas e Mineração Usiminas, atendimento 100 alunos – Contagem, Itatiaiuçu , 75 alunos
Inicio parceria com o CMI/BH – atendimentos 75 idosos de Belo Horizonte (MG).
Inicio parceria Instituto Cultural Vale – atendimento 120 alunos- Brumadinho, Contagem, Betim (MG).
Inicio parceria Vestas do Brasil – atendimento 40 alunos – Itaitinga (CE).
Inicio Parceria Basf –Atendimento 20 alunos – Jacarei (SP).
São realizadas oficinas online devido à Pandemia de COVID-19
O Instituto FRED faz parcerias com o Posto de Saúde para oficinas de Lion Going e com um professor voluntário para oficinas de Taekwondo. Também passa a oferecer oficinas integradas como fotografia, inclusão digital e costura criativa.
Comemorações dos 25 anos de fundação do Instituto FRED
Presidente
Idealizadora
Gerente administrativo
Coordenadora de Cursos / Assistente Social
Gestora Financeira
Professor de Artes Plásticas
Monitora Tapeçaria
Monitora Tapeçaria, Pintura em Tecido, Bordado
Professora de costura criativa
Social Media
Gestor de transporte e logística
Auxiliar administrativo – Estagiaria de Serviço Social
Psicanalista / Palestrante Voluntário
Frederico era irmão de Andréa Ambrósio, idealizadora do Projeto e depois, Instituto FRED. Ela viu o familiar ser preso por uso de drogas e passou a visitá-lo religiosamente na cadeia, onde pôde ver de perto o sofrimento e a falta de perspectiva de muitos detentos. Nesses encontros, Andréa percebeu que o que eles realmente precisavam era de alguém que enxergasse, e os fizesse enxergar, seus potenciais. Que lhes oferecesse a oportunidade de ocupar o tempo ocioso com o que pudesse funcionar como terapia ocupacional, estímulo ao trabalho e de mudança da perspectiva de vida.
Quando finalmente saiu da cadeia, Frederico foi assassinado e a tragédia, que poderia ter sido o fim, foi transformada em ponto de partida por Andréa. Investindo suas energias no Instituto FRED, ela conseguiu dar um final feliz a muitas outras histórias.
Frederico Ambrósio – FRED
Prêmio Cidadãos do Mundo – 2006